Servidores da Área Ambiental discutem avanços e desafios no Encontro Nacional da CEMA e PECMA em Brasília

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2024, ocorreu o Encontro Nacional dos Servidores da CEMA e do PECMA, em Brasília. A atividade, que reuniu trabalhadoras e trabalhadores da Área Ambiental de diferentes regiões do país, contou a participação de delegação da Ascema SP/PR.

A pauta do Encontro girou em torno de avaliação da campanha salarial e prioridades para o próximo período. As delegadas e delegados cumpriram a missão de refletir, nas intervenções e votações, os debates acumulados na assembleia da categoria, convocada conjuntamente com a Ascema SP/PR, Sindsef-SP e Sindsep/PR Associação, realizada em 15/10.

A análise de conjuntura somada ao relato dos servidores de diferentes estados, serviu para traçar um panorama do ânimo da categoria com resultado das negociações com governo e com as iniciativas de mobilização, que culminaram no movimento grevista.

A delegação de São Paulo e Paraná destacou algumas prioridades, como a transformação da Carreira de Especialistas em Meio Ambiente em Carreira Típica de Estado, sugerindo a criação de um grupo de trabalho para avaliar a situação atual e desenvolver estratégias de mobilização junto aos representantes políticos, em articulação com as bases estaduais.

Outro ponto importante pontuado pela delegação foi o fortalecimento da carreira junto às entidades representativas. Os servidores propuseram a realização de ações de educação política e rodas de discussão para identificar as razões que eliminaram muitos servidores da participação ativa e buscar formas de superá-las.

A delegação também levou à discussão temas relacionados às condições de trabalho; a necessidade de revisar a distribuição de cargos gratificados no ICMBio, de forma a contemplar todas as Unidades, pois atualmente muitas funções estão sendo executadas sem a devida compensação financeira; a correção de distorções no IBAMA, criada com a criação de cargos de superintendente com CCE e FCE.

Outros temas abordados foram: regulamentação da Indenização de Campo, prevista em lei desde 2013; colocar em discussão a elaboração de cursos sem pagamento de GECC, sendo que as funções atuais não contemplam capacitação, sendo atividade extra; Criação e implementação de grupo para elaborar e discutir o adicional GAR; e discutir um formato mais ágil de trânsito de decisões e articulação das associações com a nacional;

O Sindsef-SP segue apoiando as reivindicações da categoria e colocando toda estrutura à disposição da luta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias