O Festival de Cinema Italiano no Brasil chega à sua 19ª edição nesta quinta-feira, 7 de novembro, e promete trazer uma rica seleção de filmes italianos ao público, com uma programação de 29 títulos, disponíveis gratuitamente até 8 de dezembro. As exibições acontecem em mais de 80 cidades brasileiras, com São Paulo como um dos principais polos de exibição.
Na capital paulista, as sessões gratuitas serão realizadas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no CINUSP – Cinema da USP, no Circolo Italiano di San Paolo, na Escola Eugenio Montale e no Petra Belas Artes. Outras cidades do estado de São Paulo também receberão o festival, como Birigui, Campinas, Cordeirópolis, Mococa, Piracicaba, Registro, Rio Claro, Santos, São Caetano e Vale do Ribeira. Além das exibições presenciais, haverá uma seleção de filmes disponível online, proporcionando acessibilidade a um público ainda mais amplo.
Este ano, o festival destaca-se pela diversidade: entre os filmes inéditos estão produções recentes como Mais um verão em família, de Paolo Virzí (2024), Eu capitão, de Matteo Garrone (2023) e Romeu e Julieta, de Giovanni Veronesi (2024), todos já exibidos em festivais de renome como Cannes e Veneza.
A mostra retrospectiva, intitulada O Humor do Cinema Italiano: de Totò a Roberto Benigni, é outro destaque. Ela traz clássicos que celebram a tradição do cinema italiano, com obras de mestres como Nápoles milionária, de Eduardo de Filippo, Lo sceicco bianco, de Federico Fellini, e O pequeno diabo, de Roberto Benigni.
Para quem ama o cinema e quer se conectar com a rica cultura italiana, o Festival de Cinema Italiano é uma oportunidade imperdível! Confira a programação completa e os horários no site oficial do festival: festivalcinemaitaliano.com