Plataforma do governo registra mais de 500 mil simulações de aposentadoria de servidores

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Disponível desde agosto de 2024, sistema permite consultas rápidas sobre tempo de contribuição e benefícios

Mais de 500 mil simulações foram feitas por servidores públicos federais na plataforma SouGov.BR desde agosto do ano passado. Com menos de um ano de existência, o simulador permite a realização do cálculo estimado da data da aposentadoria, o acesso às regras aplicáveis ao servidor e o apontamento do valor estimado do benefício.

Antes da criação do simulador pelo Ministério da Gestão e da Inovação, o procedimento era feito de forma manual. O servidor precisava abrir um processo pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que era analisado pela área de gestão de pessoas do órgão. A resposta podia demorar semanas ou até meses.

Leia também:

Apenas 27% dos aposentados e 19% dos pensionistas federais realizaram validação cadastral

Com o novo sistema, servidores de 118 órgãos públicos podem acessar os dados por meio de aplicativo e da plataforma virtual SouGov.BR. De acordo com Antônio Fiuza, diretor do Ministério da Gestão, a automatização reduz a sobrecarga sobre os setores de recursos humanos e ajuda a manter os dados funcionais mais atualizados.

“Outro benefício relevante é o incentivo à atualização dos dados cadastrais e funcionais, o que garante mais precisão nas informações e projeções, contribuindo para uma gestão mais eficiente e transparente”, explica Antônio.

Fonte: Extra (RJ)

https://extra.globo.com/economia/servidor-publico/noticia/2025/04/plataforma-do-governo-registra-mais-de-500-mil-simulacoes-de-aposentadoria-de-servidores.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Atenção! Mais uma tentativa de golpe!

Alguns filiados nos alertaram que receberam contato, via WhatsApp, de pessoas tentando se passar pela advogada Dra.Juliana Melo que é da equipe de advogados do escritório Mota & Advogados Associados,