O Sindsef-SP alerta os servidores públicos sobre mensagens suspeitas que contêm links relacionados ao pagamento de reajustes salariais. As informações falsas estão circulando em nome do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), representando um risco de golpe.
É fundamental que os servidores não cliquem em links desconhecidos e verifiquem sempre as informações por canais oficiais.
A situação foi relatada por representes de entidades que compõem Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) ao secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopez Feijó, na última quarta-feira (26). Durante o encontro, foi cobrada a emissão de um alerta oficial para esclarecer a situação e evitar prejuízos aos servidores.
O Sindsef-SP segue acompanhando a situação e destaca a importância da cautela ao receber mensagens suspeitas. Dúvidas devem ser esclarecidas diretamente com o sindicato ou por meio dos canais oficiais do governo.
Pagamento dos reajustes e sanção da LOA 2025
Com relação ao pagamento dos reajustes salariais, a expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancione o texto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 ainda em abril. A proposta foi aprovada no Congresso Nacional no dia 20 e tem o objetivo de garantir a inclusão do reajuste na folha salarial de abril, com pagamento previsto para maio.
Retroativos e Imposto de Renda
Quanto ao pagamento de valores retroativos, o MGI informou que a elaboração de uma folha suplementar não será viável devido à complexidade operacional. No entanto, foi garantido que não haverá cobrança indevida do Imposto de Renda (IR). Os valores retroativos serão discriminados mensalmente na folha de pagamento, a partir de janeiro, o que impede descontos superiores ao devido.
Cumprimento dos acordos
Os percentuais de reajuste negociados ao longo de 2024 estão mantidos. Para a maioria dos servidores do Executivo, está assegurado um aumento de 9% a partir de janeiro de 2025 e mais 5% a partir de abril de 2026.