Servidores da Área Ambiental aprovam greve por tempo indeterminado a partir de 01/07

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Em assembleia convocada pela Ascema SP-PR, com apoio do Sindsef-SP, os servidores da Área Ambiental aprovaram a deflagração de uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 1º de julho.

A decisão foi impulsionada pela negativa do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) à contraproposta apresentada pelos servidores. Em ofício, o ministério afirmou que “aguarda posicionamento formal da entidade dos servidores, esclarecendo que o prazo limite para continuidade da mesa já está esgotado”, sem abrir espaço para novas negociações.

A ausência de recomposição salarial para 2024, consequência direta da política de déficit zero implementada pelo governo Lula através do Arcabouço Fiscal e a manutenção do pagamento dos juros da dívida pública, que reserva bilhões do orçamento gasto com o Sistema da Dívida, também pesaram na decisão.

Até o momento, oito dos nove estados consultados aprovaram a greve. Este movimento ocorre em um contexto onde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que se elegeu com uma plataforma de resgate da área ambiental, defesa dos trabalhadores, com melhorias salariais e sociais, agora parece estar ignorando as demandas dos servidores.

A assembleia contou com a presença das advogadas Dra. Eliana Ferreira e Dra. Marina Piva, que abordaram os aspectos jurídicos da greve e as tentativas do governo de coibir o direito dos trabalhadores de paralisar suas atividades. Ferreira destacou sua experiência em processos grevistas e esclareceu dúvidas sobre a legalidade da greve, especialmente no contexto do Programa de Gestão de Desempenho (PGD), com base em parecer do MGI.

Além da greve, outra ação aprovada é a recomendação de que as chefias entreguem seus cargos de forma irrevogável a partir do dia 17 de junho. Com a deflagração do movimento paredista, os servidores da Área Ambiental também deliberam por manterem-se em assembleia permanente para tratar de pautas de interesse da categoria.

Essa mobilização dos servidores busca pressionar o governo a reconsiderar sua postura e abrir um canal de diálogo para atender as demandas da categoria, ressaltando a importância da defesa do meio ambiente e a valorização da Carreira de Especialista em Meio Ambiente, de modo que contemple tantos os atuais quanto os futuros servidores, sem esquecer dos aposentados e pensionistas.

Neste momento tão importante para os servidores da área ambiental, a Ascema SP/PR e o Sindsef-SP cerram fileiras no sentido de potencializar ao máximo a mobilização da categoria para garantir a conquista das suas justas reivindicações! Não serão poupados esforços neste sentido! Reestruturação da Carreira Já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Olhares de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira

Retratos do Brasil, da Bolívia, do Chile e da Alemanha. Registros da lente de Jorge Bodanzky nas décadas de 1960 e 1970, como repórter fotográfico da Revista Realidade, como diretor de fotografia e cineasta, além de trabalhos para canais da TV Alemã.

Pelo fim do genocídio do povo palestino

Para falar sobre a repercussão do massacre mais recente na região e esclarecer sobre o conflito, bem como contar sua própria experiência de vida, convidamos Soraya Misleh, jornalista, membro da diretoria do ICArabe, da Ciranda Internacional da Informação Independente e da Frente em Defesa do Povo Palestino.

CineSesc tem lançamentos e pré-estreias gratuitas de filmes até 3/7

Entre os dias 27/6 e 3/7, a sala de cinema do CineSesc recebe uma programação repleta de novidades, com a exibição de lançamentos deste ano, pré-estreias gratuitas com a presença de realizadores e especialistas, além de sessões especiais de um filme nacional inédito e uma obra-prima do cinema italiano.

8½ Festa do Cinema Italiano volta a São Paulo

O festival fica em São Paulo até o dia 3 de julho, com exibições no Espaço Augusta de Cinema, Reag Belas Artes, Cine Satyros Bijou e Cinesystem Frei Caneca. Os valores de ingressos variam conforme a sessão.