Comissão da Câmara dos Deputados aprova prazo para revisão de aposentadoria de servidores por incapacidade

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei n° 5.609, de 2023, que estabelece um prazo uniforme de cinco anos para a revisão de aposentadorias por incapacidade. Essa medida se aplica tanto a servidores públicos federais quanto a militares das Forças Armadas e do Distrito Federal.

O plenário da Câmara durante votação — Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Após o período de cinco anos, não será mais possível revisar a concessão de aposentadoria por incapacidade, exceto nos casos em que haja comprovada má-fé por parte do beneficiário. Essa mudança visa trazer maior segurança jurídica aos beneficiários, evitando revisões constantes que poderiam gerar incertezas, segundo a justificativa do projeto.

O deputado Albuquerque (Republicanos-RR), autor do texto, ressalta que, embora a concessão de aposentadoria ou reforma por invalidez seja rigorosa, muitas vezes levando os interessados a buscar seus direitos na Justiça, é importante estabelecer um prazo claro para a revisão.

– Dessa forma, evita-se a insegurança jurídica e garante-se uma uniformização dos efeitos das relações de trabalho, conforme previsto na Constituição – destaca.

O deputado Sargento Portugal (Pode-RJ), relator da matéria na Comissão de Segurança Pública, concorda com essa abordagem. Ele aponta que o projeto busca equilibrar os interesses dos beneficiários com a necessidade de manter a estabilidade das decisões relacionadas à aposentadoria por incapacidade.

O projeto seguirá para análise nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, bem como na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A tramitação ocorrerá em caráter conclusivo, o que significa que, se aprovado nessas instâncias, não precisará passar pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Fonte: Extra (RJ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Olhares de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira

Retratos do Brasil, da Bolívia, do Chile e da Alemanha. Registros da lente de Jorge Bodanzky nas décadas de 1960 e 1970, como repórter fotográfico da Revista Realidade, como diretor de fotografia e cineasta, além de trabalhos para canais da TV Alemã.

Pelo fim do genocídio do povo palestino

Para falar sobre a repercussão do massacre mais recente na região e esclarecer sobre o conflito, bem como contar sua própria experiência de vida, convidamos Soraya Misleh, jornalista, membro da diretoria do ICArabe, da Ciranda Internacional da Informação Independente e da Frente em Defesa do Povo Palestino.

CineSesc tem lançamentos e pré-estreias gratuitas de filmes até 3/7

Entre os dias 27/6 e 3/7, a sala de cinema do CineSesc recebe uma programação repleta de novidades, com a exibição de lançamentos deste ano, pré-estreias gratuitas com a presença de realizadores e especialistas, além de sessões especiais de um filme nacional inédito e uma obra-prima do cinema italiano.

8½ Festa do Cinema Italiano volta a São Paulo

O festival fica em São Paulo até o dia 3 de julho, com exibições no Espaço Augusta de Cinema, Reag Belas Artes, Cine Satyros Bijou e Cinesystem Frei Caneca. Os valores de ingressos variam conforme a sessão.