O reajuste do funcionalismo federal que será pago em maio, retroativo a janeiro deste ano, incidirá não apenas sobre o vencimento básico, como também nas gratificações dos servidores. É o caso das gratificações de carreiras mais antigas das áreas da saúde, trabalho, previdência e seguridade social.
Os reajustes não se limitarão às gratificações mais conhecidas, como a GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social) e a GDPST (Gratificação de Desempenho da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho), mas também serão aplicados a outras gratificações de carreiras mais antigas.
O reajuste vai incidir também sobre a GDASST, que é a Gratificação de Desempenho de Atividade da Seguridade Social e do Trabalho, concedida aos servidores da Carreira da Seguridade Social, mais antiga, e composta por servidores que não migraram para a carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (PST).
Os servidores da Perícia Médica, que recebem a GDAPMP (Gratificação de Desempenho de
Atividade de Perícia Médica Previdenciária), e alguns servidores do INSS e do Ministério da
Saúde, que têm direito à GDACE (Gratificação de Desempenho de Cargos Específicos), também serão contemplados com o reajuste.
Esta última gratificação é destinada a servidores de nível superior, como economistas
e administradores, que desempenham funções específicas dentro da carreira.
Beneficiados
O impacto do reajuste será sentido por uma ampla gama de servidores públicos federais, incluindo aqueles da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho que recebem a GDM-PST (Gratificação de Desempenho de Atividades Médicas da Carreira da Previdência), além de outros servidores do INSS que recebem as gratificações GDACE e GDAPMP.
Também terão seus valores corrigidos os servidores que recebem a GECEN (Gratificação
Especial de Combate e Controle de Endemias), a GACEN (Gratificação de Atividade de Combate
e Controle de Endemias) e a GDASUS (Gratificação de Desempenho de Atividade de
Apoio Técnico à Auditoria do SUS).
A matéria trata da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST), mas o reajuste vai incidir sobre os
salários e gratificações de todas as carreiras.
Fonte: Sindsep-MG