Em comemoração ao Dia Nacional do Choro, no dia 23 de abril, a TV Cultura preparou uma programação especial de 21 a 25/04, com atrações sobre o gênero musical.
Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Altamiro Carrilho e Jacob do Bandolim são alguns dos artistas celebrados.
De terça para quarta (23), à 00h45, será exibido o MPB Especial, numa edição gravada em 1973, com apresentação de Paulinho da Viola e participação do grupo Época de Ouro. Fundado por lendas como Jacob do Bandolim, Horondino Silva – mais conhecido como Dino – e César Faria, pai de Paulinho, o conjunto se apresentou no programa com uma nova formação depois da morte de Jacob.
Na quarta-feira (23), às 22h, o público acompanha o documentário Brasil Toca Choro, baseado na série homônima da TV Cultura. O longa traça um panorama histórico do primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira, o Choro. O filme conta com a participação de virtuosos e criativos intérpretes do gênero, de diferentes gerações e estilos, que trazem versões autênticas.
De quarta para quinta (24), à 00h45, vai ao ar o Ensaio dedicado à memória de Pixinguinha, um dos maiores nomes do Choro e da música brasileira. O programa reúne performances e depoimentos de seus amigos, como Altamiro Carrilho, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Ademilde Fonseca.
De quinta para sexta (25), à 00h45, o Mosaicos relembra a arte de Pixinguinha. O programa homenageia os 110 anos de nascimento do músico, reunindo imagens históricas do acervo da TV Cultura e números musicais inéditos com André Mehmari, Fabiana Cozza, Verônica Ferriani, Danilo Brito e grupo Choro Rasgado.
Além disso, a produção conta com depoimentos de especialistas na obra do artista carioca, como Sérgio Cabral, biógrafo de Pixinguinha, e de admiradores, amigos e parceiros, incluindo Tom Jobim, Braguinha, João Bosco, Vinicius de Moraes e Altamiro Carrilho. A parte documental, narrada por Rolando Boldrin, recupera fotos do homenageado e exibe imagens do músico extraídas dos documentários Pixinguinha, de João Carlos Horta; Saravah, de Pierre Barrouh; Pixinguinha e a velha guarda do samba, de Thomaz Farkas e Ricardo Dias; e a animação Alma carioca – um choro de menino, de William Côgo.
O Choro das Sextas-Feiras traz o mestre do gênero na madrugada de sexta para sábado (26), à 00h45. O programa, exibido pela primeira vez na TV Cultura em 1975, com apresentação de Júlio Lerner, recebe Altamiro Carrilho, que toca choro com os acompanhantes do Conjunto Atlântico.