Mostra “Bernardet e o Cinema” celebra obra de Jean-Claude Bernardet no CCBB-SP e RJ

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

A mostra “Bernardet e o Cinema”, uma celebração da carreira do renomado crítico e cineasta Jean-Claude Bernardet, segue em exibição até o dia 22 de setembro nos Centros Culturais Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo e do Rio de Janeiro. A programação é gratuita e acontece de quinta a domingo, com exibições de 20 filmes em que Bernardet atuou como diretor, roteirista ou ator.

No próximo fim de semana, no CCBB-SP, os destaques são:

  • Sexta-feira (13/9), às 18h: Exibição de “Filmefobia” (2008), dirigido por Kiko Goifman, com recursos de acessibilidade como audiodescrição e legenda descritiva.
  • Sábado (14/9), às 16h30: Projeção do documentário “Crítica em Movimento” (2004), de Kiko Mollica, e do curta-metragem “A Última Valsa” (2024), de Fábio Rogério. Em seguida, às 18h, o longa “Um Céu de Estrelas” (1996), dirigido por Tata Amaral e roteirizado por Bernardet, será exibido ao lado do curta “Agreste” (2018), de Dellani Lima.
  • Domingo (15/9), às 16h: O longa “Fome” (2015), de Cristiano Burlan, com Jean-Claude Bernardet no elenco, será exibido. Após o filme, o público poderá assistir a uma entrevista concedida por Bernardet à jornalista Andréa Cals, curadora da mostra.

A curadora Andréa Cals ressalta a importância de homenagear Bernardet, destacando seu papel fundamental no cinema brasileiro e sua longa e produtiva carreira, que segue ativa aos 88 anos. “É uma celebração de sua vida, inteligência e criatividade. Ele continua atuando, escrevendo e refletindo, e essa mostra permite que novas gerações tenham contato com sua obra”, comenta Cals.

Programação até 22 de setembro

Além das exibições no CCBB-SP e CCBB-RJ, quatro filmes relacionados a Bernardet estão disponíveis gratuitamente na plataforma Sesc Digital: “São Paulo: Sinfonia e Cacofonia” (1994), “#eagoraoque” (2020), “A Última Valsa” (2024) e “Cama Vazia” (2020).

Sobre Jean-Claude Bernardet

Jean-Claude Bernardet é um nome icônico no cinema brasileiro. Nascido na Bélgica, chegou ao Brasil em 1949, fixando-se em São Paulo. Sua trajetória abrange a crítica, pesquisa e produção cinematográfica, com destaque como roteirista, diretor e ator em uma série de filmes. Ele também é autor de mais de 25 livros, muitos dos quais são referências para o estudo e a reflexão sobre o cinema brasileiro. Bernardet lecionou cinema em instituições como a Universidade de Brasília e a USP, onde se aposentou como professor emérito.

Ingressos e locais

  • Ingressos gratuitos, disponíveis no site BB Cultura ou na bilheteria dos CCBBs, a partir das 9h das quintas-feiras.
  • Endereço CCBB-SP: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico.
  • Endereço CCBB-RJ: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.

Foto em destaque na notícia: Cena de “A Destruição de Bernardet” (2016), que transita entre ficção e documentário, com direção de Claudia Priscilla e Pedro Marques. Crédito: CCBB/Divulgação

Cartaz: CCBB/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias