Após os informes da campanha salarial e sobre a realização do 27º Congresso do Sindsef-SP, foi eleita a delegação que participaria do evento. Na sequência os presentes pautaram a luta nacional pelo plano de carreira e situação das condições de trabalho.
Foi relatada falta de condições adequadas de trabalho nas unidades do interior, que lidam com a demora na realização de manutenções em equipamentos como computadores e ar-condicionado, por exemplo.
Outra reclamação é em relação a internet e o precário funcionamento dos sistemas de trabalho, o que inviabiliza o atendimento agendado, prejudicando principalmente o usuário. Também voltou o tema das planilhas de trabalho que, combinadas com atendimento presencial, geram uma sobrecarga de trabalho.
Geap
Também entrou na discussão o reajuste anual da Geap, que devido ao alto custo vem perdendo anos após ano cada vez mais servidores que, sem reajuste, não conseguem arcar com as mensalidades.
Plano de carreira
As diretoras Maria Inês Magalhães e Francinete Manzan passaram informes dos temas abordados na última assembleia nacional dos servidores administrativos, que contou com a participação de cerca de quatrocentas pessoas. Na ocasião foi aprovada alterações na proposta de plano de carreira visando demonstrar as mudanças nas atribuições dos administrativos no decorrer dos anos, o grau de complexidade que exige cada vez mais conhecimento desses trabalhadores e que a remuneração não acompanhou o aumento da responsabilidade.