O anúncio da aprovação da LOA e, consequentemente, do pagamento retroativo do reajuste dos servidores federais, aguçou os golpistas, que tentam enganar os trabalhadores com o envio de e-mails utilizando uma falsa “calculadora de reajuste”.
As mensagens contêm elementos visuais que simulam autenticidade, incluindo o logotipo do SouGov.Br e a assinatura do MGI. No texto, os golpistas afirmam que a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovada e que os servidores já podem consultar o valor do reajuste salarial retroativo. Para isso, a vítima é orientada a clicar em um botão denominado “Acessar Calculadora”.
Ao acessar o link, o servidor é direcionado a um esquema em que criminosos buscam capturar dados sensíveis, como informações bancárias e credenciais de acesso, para obter vantagens financeiras indevidas. Em nota oficial, o MGI esclareceu que não está enviando mensagens desse tipo e reforçou que informações sobre reajustes salariais devem ser conferidas exclusivamente pelos canais oficiais do governo.
Diante desse cenário, o Sindsef-SP reforça a importância de que os servidores não cliquem em links desconhecidos e verifiquem sempre a procedência das informações.
O alerta destaca a necessidade de atenção redobrada, especialmente em períodos de reajuste salarial, quando criminosos se aproveitam da expectativa dos servidores para aplicar golpes.
ALERTA: Não caia em golpe com mensagens suspeitas sobre pagamento do reajuste
Brasil tem quase 3 tentativas de golpe financeiro por segundo, aponta Serasa