Servidores da PGFN mobilizados por valorização e reconhecimento

COMPARTILHE

Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emwhatsapp
Compartilhe emtelegram

Os servidores da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) retomam a organização da luta por reconhecimento e valorização da categoria. A mobilização, que começou a ganhar força através de grupos de mensagens, culminou na primeira assembleia nacional, realizada virtualmente em 19 de junho.

Fachada do prédio da PGFN em Brasília (DF) / Foto: Fernando Bizerra/Agência Senado

Durante a assembleia, houve uma análise da conjuntura e da campanha salarial do funcionalismo para 2024. Foram discutidas também o andamento do GT-MCT-PGFN* e da Mesa Setorial de Negociação da Advocacia-Geral da União (AGU).

Os participantes manifestaram descontentamento com as disparidades salariais e a ausência de previsão de criação de Gratificação de Qualificação para servidores de nível intermediário na proposta do governo. Essas questões refletem um sentimento crescente de insatisfação entre os servidores, que buscaram na assembleia um espaço para compartilhar suas preocupações e propor ações concretas.

Entre as deliberações, foram aprovados quatro encaminhamentos principais. Primeiramente, uma vigília será realizada nas entradas das unidades da PGFN em todos os estados e/ou por meio virtual, no dia 26 de junho, data da instalação da Mesa de Negociação Setorial da AGU.

Em outra deliberação, os presentes se comprometeram a fomentar a realização de assembleias estaduais nas primeiras semanas de julho. O objetivo é disseminar as pautas e reivindicações da categoria, bem como informações relevantes sobre o funcionalismo e seus direitos.

Um terceiro encaminhamento busca a formação de uma Comissão Nacional de Servidores Técnico-Administrativos da PGFN, com representantes de cada região do país, com o propósito de estudar mecanismos e arranjos cooperativos que possibilitem a criação de um Sindicato Nacional de Trabalhadores de Apoio Técnico e Administrativo da AGU, incluindo seus órgãos vínculos, ou, alternativamente, uma solução que faça convergir a representatividade da UNASP, da ASAGU e de entidades correlatas em unidade conjunta de pauta, luta e ação.

Por fim, será encaminhada uma solicitação à União Nacional dos Servidores de Apoio Técnico e Administrativo (UNASP) para convocar uma nova assembleia nacional após a participação na Mesa Setorial de Negociação da AGU. O objetivo é discutir os informes, deliberações e encaminhamentos de interesse de todos.

Este movimento não só reforça a necessidade de revisão da política salarial do governo, como também demonstra um esforço coletivo na luta por direitos e valorização.

  • Grupo de Trabalho para Estudo, Proposta e Acompanhamento da Implementação de Melhorias de Condições de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos da PGFN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Olhares de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira

Retratos do Brasil, da Bolívia, do Chile e da Alemanha. Registros da lente de Jorge Bodanzky nas décadas de 1960 e 1970, como repórter fotográfico da Revista Realidade, como diretor de fotografia e cineasta, além de trabalhos para canais da TV Alemã.

Pelo fim do genocídio do povo palestino

Para falar sobre a repercussão do massacre mais recente na região e esclarecer sobre o conflito, bem como contar sua própria experiência de vida, convidamos Soraya Misleh, jornalista, membro da diretoria do ICArabe, da Ciranda Internacional da Informação Independente e da Frente em Defesa do Povo Palestino.

CineSesc tem lançamentos e pré-estreias gratuitas de filmes até 3/7

Entre os dias 27/6 e 3/7, a sala de cinema do CineSesc recebe uma programação repleta de novidades, com a exibição de lançamentos deste ano, pré-estreias gratuitas com a presença de realizadores e especialistas, além de sessões especiais de um filme nacional inédito e uma obra-prima do cinema italiano.

8½ Festa do Cinema Italiano volta a São Paulo

O festival fica em São Paulo até o dia 3 de julho, com exibições no Espaço Augusta de Cinema, Reag Belas Artes, Cine Satyros Bijou e Cinesystem Frei Caneca. Os valores de ingressos variam conforme a sessão.