O Sindsef-SP realizou o VI Encontro Estadual dos Aposentados e Pensionistas, no dia 29/02, no salão da Associação Tochigi-Ken. O evento reuniu antigos companheiros para debater sobre Previdência, Campanha Salarial 2012, informes jurídicos e, ainda, ofereceu atividades terapêuticas.
No período da manhã alguns participantes fizeram uma sessão de alongamento e, em outro ambiente, os servidores puderam receber uma relaxante sessão de massagem.
Em seguida o sociólogo Daniel Romero, membro do ILAESE (Instituto Latino Americano de Estudos Sócio Econômico), falou sobre Previdência Social. Romero resgatou as reformas da previdência desde o governo de Collor, passando pelo governo FHC e Lula, até os dias atuais com a aprovação da privatização da previdência complementar dos servidores públicos. Qual o interesse dos governos nestas reformas? Estimular o conjunto de trabalhadores, que possuem condições financeiras, a investirem em previdência privada.
“Foi assim com o sucateamento da educação e da saúde pública, quando um grande número da população passou a usar escolas particulares e planos de saúde. Fortalecendo estes mercados,” lembrou o Sociólogo.
Na parte da tarde o debate foi sobre Avanços legais e luta dos aposentados. Hérclus Lima, diretor da Condsef, convocou os aposentados a se unirem na luta contra o governo de Dilma. Hérclus foi questionado sobre as políticas adotadas em defesa dos aposentados e pensionistas pela Confederação.
Cesar Lignelli, advogado do Sindsef-SP, falou sobre a taxação dos inativos e deu informes sobre o andamento das ações de Gratificações e sobre as novas ações ajuizadas pelo Sindicato.
Beth Lima, diretora do Sindsef, destacou a importância da Campanha Salarial Unificada diante da realidade que está colocada. Neste sentido, as entidades do serviço público federal em São Paulo estão adotando ações conjuntas para construir uma forte mobilização no estado. Beth lembrou que a luta pela paridade é um dos temas que unifica servidores aposentados e da ativa. “Vamos mostrar a este governo que não iremos assistir de braços cruzados aos ataques que estão sendo impostos, como o congelamento de salário”, disse Beth.
Depois dos debates foram sorteados alguns artesanatos, contribuição da aposentada Edna L. Sampaio, servidora do MTE. Além disso, foi realizado o sorteio do notebook, referente à Campanha de Recadastramento. O sorteado foi o servidor Paulo Roberto de Melo, da SPU.
Uma apresentação de tango e uma aula experimental de dança de salão encerraram o encontro. O Sindsef-SP irá oferecer aulas de dança de salão para os sindicalizados. Divulgaremos em breve mais informações.
[cincopa A8BAm1a3699A]